O dia 11 de fevereiro em 1997 marcou o lançamento de “Baduizm“, o álbum de estreia da cantora Erykah Badu, que saiu pelo selo Kedar Records que fazia parte da Universal Music.

Badu era uma promessa desde os 14 anos quando cantava em rádios locais no Texas. Em 1994 abriu o show do D’Angelo chamando a atenção de Kedar Massenburg (comandante da Kedar Records) que, impressionado com sua voz e performance no palco, a colocou em seu cast.

Em 1996, a cantora entrou em estúdio e começou a produção e gravação de seu álbum de estreia contando com um timaço que incluía a banda The Roots, James Poyser e Bob Power. No fim de 1996 foi lançado o single “On & On” que se tornou um sucesso instantâneo fazendo com que o álbum já saísse com uma ótima promoção garantida.

Baduizm” foi um grande sucesso comercial ficando no topo de todas as listas voltadas ao soul e r&b do ano e faturou dois Grammy com melhor disco e melhor música na categoria voltada ao r&b feminino.

Musicalmente marcou por misturar soul, jazz, r&b e hip-hop de maneira bem moderna rendendo o apelido de ‘High Priestess Of Neo Soul‘ em referência ao apelido de Nina Simone (‘High Priestess Of Soul‘). Junto com os álbuns “Brown Sugar“, do D’Angelo e “Urban Hang Suite” do Maxwell, “Baduizm” é considerado o início do chamado neo-soul. Clássico absoluto! Uma verdadeira massagem para os ouvidos. Vamos relembrar!

Ouça: Erykah Badu – Baduizm (Kedar/Universal, 1997)

Erykah Badu – On & On (Official Video)

Erykah Badu – Other Side Of The Game (Official Video)