lefto2-1

DJ Lefto é daqueles caras que fazem a diferença pra quem gosta de música e está atrás de música boa. Nova ou antiga. Virou queridinho do Gilles Peterson e vem seguindo o caminho de maneira brilhante. Pode-se dizer que o Lefto é um dos formadores de opinião mais importantes da indústria da nova música urbana. Seu programa semanal de rádio é ouvido em todo os continentes e costuma ser o primeiro a apresentar os novos lançamentos do que vai bater nos próximos meses nos ouvidos apurados. Por essas e outras, o cara tá sempre na estrada rodando o planeta com seus sets imprevisíveis e marcantes.

Lefto está no Brasil para algumas apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e trocamos uma idéia com ele sobre esses e outro roles. Saca só…

SPM: Você é considerado um DJ referência em bom gosto na pesquisa por nova musica. Como começou essa sua relação intensa com a música e desde quando essa sede pela pesquisa faz parte da sua vida? 

Lefto: Eu acho que começou mesmo quando comecei a me interessar por produção. Eu comecei a cair dentro atrás dos samples dos meus produtores favoritos e isso me abriu muito a cabeça. Caí dentro da música brasileira, soul, jazz, rock psicodélico e depois fui me aprofundando em sonoridades mais novas. E eu continuo nessa busca de coisa rara pra compartilhar com o meu público.

SPM: O seu programa de rádio ’The Hop’, atualmente ’The Lefto Show’, é referência não só na Belgica mas no resto do mundo pela internet. Fale um pouco sobre o seu show.

Lefto: The Hop começou em 99 na rádio Studio Brussels, que é uma rádio grande em Bruxelas, porém mais focada em música alternativa. O programa tocava basicamente rap, e trouxe vários convidados como DJ Vadim, Mr Complex, Apani B Fly Emcee, Kid Koala, A-Trak, Declaime e muitos outros. Com o passar dos anos, o programa foi mudando junto com o meu gosto pessoal pra se tornar no que é hoje. Atualmente eu toco tudo que acho que faz a cabeça e continuo recebendo convidados de todo mundo. Já passaram por lá Flying Lotus, Nosaj Thing, Sango, J.Rocc, The Gaslamp Killer, Jamie Woon, Jose James, Rejjie Snow e mais uma porrada de gente boa. Música boa e sessões divertidas fazem o programa único. Nada que eu toco é conhecido, talvez se torne daqui uns 6 meses, mas você vai ouvir primeiro no meu programa (risos).

DJ Lefto Live @ Boiler Room London

SPM: Atualmente você é o residente e um dos curadores do “Worldwide Festival”, comandado pelo Gilles Peterson, né? Fale um pouco sobre esse festival e também sobre essa relação forte que você criou com Gilles.

Lefto: Eu toquei com o Gilles em 2007 em uma das minhas noites em Bruxelas e ele me convidou pra tocar no seu festival, que ainda estava no início. Nesse ano eu fiz dois sets, abrindo e fechando. A partir daí ficamos muito amigos e começamos a dividir nossos gostos musicais para os nossos programas. Em seguida ele me convidou pra criar uma compilação pro seu selo, Brownswood Records. Eu fiz essa compilação junto com o Simbad e depois vários mixes. Hoje em dia nos falamos toda semana e além de músicas dividimos também idéias e projetos. Gilles é um cara muito especial pra mim, é uma pessoa de muito conhecimento, não só musicalmente. Peraí, ele ta me ligando (risos).

SPM: Apesar de estar em todas as partes do mundo, você continua baseado em Bruxelas na Bélgica. Lembro de um set seu pro Solid Steel Radio Show só com pérolas do jazz fusion gravados na Bélgica em décadas passadas. O que você pode nos indicar de música boa atual vindo do seu país?

Lefto: A Bélgica está com uma cena musical muito boa nos últimos dez anos como selos como WePlayHouse, Tangram Records, Sdban e produtores como LTGL, Up High Collective, Moodprint, Le Motel, San Soda, MonkeyRobot. Mas também tem bandas espetaculares como STUFF, Pomrad que lembra o Dam-Funk, ótimos MCs como Brihang, Jean Jass, l’Or du Commun, Romeo Elvis. Muita coisa boa mesmo. Pode procurar.

DJ Lefto @ Solid Steel Radio Show

SPM: Você vai tocar em festas bem diferentes uma das outras nessa tour. O que as pessoas podem esperar dos seus sets por aqui?

Lefto: Eu sou muito imprevisível. Posso chocar os seus ouvidos com um som e depois voltar pra Terra com outro som completamente diferente. Não sei dizer… Só tenha na sua cabeça que eu sei o que estou fazendo e que eu faço de forma progressiva.

SPM: Você é fã declarado da música brasileira, além de adicto por discos. O que está escutando da nossa música atualmente? 

Lefto: Eu ouvi coisas novas como Bexiga 70 e Criolo, mas pra ser sincero, são as músicas de décadas passadas de vocês que fazem a minha cabeça. Eu ainda tenho muito a aprender sobre essa herança musical grandiosa que vocês tem aqui. Hermeto Pascoal, Tim Maia, Trio Mocoto, Airto, Ed Motta. Ah, eu quero muito visitar o Ed quando estiver no Rio.

SPM: Como ser tratado como ‘o dj favorito do seu dj favorito’? 

Lefto: Eu não estou nem aí pra títulos, as pessoas podem me achar o melhor ou o pior. Eu só faço o que tô na pilha e é nessa pilha que eu me foco. Acontece de DJs grandes e conhecidos gostar do meu som e falar sobre o meu trabalho e as vezes até me chamarem pra tocar. É legal, mas só isso.

SPM: Tem novos projetos pra 2016?

Lefto: Eu acabei de lançar um projeto junto com o J. Rocc pela 101 Apparel intitulado High Output, vem com uma camiseta, um CD e um vinil 7”. Também estou pra lançar um EP junto com o Free The Robots pelo selo New Los Angeles, entre outros projetos.

High Output Preview

+info:
https://www.mixcloud.com/LeFtOoO
http://www.lefto.be
https://soundcloud.com/lefto

Agenda:
25/03: Alta Fidelidade @ Spasso/Belo Horizonte
26/03: Jazzy @ Studio Dama/SP
31/03: Groovelicious @ Lions Nightclub/SP
01/04: DOOM @ La Paz/Rio de Janeiro