O dia 13 de fevereiro em 1996 marcou o lançamento de “The Score“, o segundo álbum do trio Fugees, formado por Wyclef Jean, Lauryn Hill e Pras Michael, pela Ruffhouse Records.

O disco teve produção do próprio grupo com colaborações de nomes como Salaam Remi, Diamond D, John Forté, entre outros. Os beats misturavam muitos samples aliados com instrumentos tocados ao vivo e vinha sob forte influência de gêneros originários do rap como soul, blues, jazz e reggae. Inclusive dois dos singles mais marcantes foram as versões de “Killing Me Softly” da Roberta Flack e “No Woman, No Cry” do Bob Marley. Além de “Ready Or Not“, que renovou o refrão de “Ready Or Not Here I Come (Can’t Hide from Love)” do grupo vocal The Delfonics.

Todos estes singles, aliados a “Fu-Gee-La” que foi o primeiro single do disco a ser lançado ainda em 1995, fizeram com que o álbum fosse um enorme sucesso comercial tirando o trio do underground diretamente pro topo de um mainstream que ainda se formava no hip-hop. Bombou no mundo todo e teve seu grande reconhecimento faturando o Grammy de ‘melhor álbum de rap’. “The Score” é, sem dúvida, um dos álbuns mais marcantes da década de 90 na música, não só no hip-hop. Daqueles (poucos) álbuns perfeitos. Impecável da primeira a última música. Vamos relembrar!

Ouça: Fugees – The Score (Ruffhouse, 1996)

The Fugees – Fu-Gee-La (Official Video)

The Fugees – Ready or Not

Fugees – Killing Me Softly With His Song (Official Video)

The Fugees – No Woman No Cry