A obra-prima sonora “Innervisions” lançado pelo genial Stevie Wonder acabou de completar 45 anos de história. O álbum foi lançado no dia 3 de agosto de 1973 pela Tamla/Motown e veio acompanhado dos hits eternos “Higher Ground”, “Don’t Worry ‘Bout A Thing” e “Living For The City”.

Esse disco faz parte de uma sequência de mais alto nível da carreira de Stevie Wonder, tendo como precedentes os também espetaculares “Talking Book” e “Music Of My Mind” lançados em 1972. Nesses discos, Wonder chamou a responsa toda, produzindo e tocando quase todos os instrumentos, introduzindo os sintetizadores e criando um hit atrás do outro. Que tempo bom de hits, né?! Só com “Innervisions” ganhou 3 Grammys: “Melhor Álbum do Ano”, “Melhor Engenharia de Som” e “Melhor Música de R&B” com “Living For The City”.

Com temas diversos que iam desde baladas românticas como “Golden Lady” e “All In Love Is Fair”, o artista batia em temas polêmicos como o abuso de drogas de “Too High”, o racismo e a violência policial em “Living For The City” até um ataque a Richard Nixon em “He’s Misstra Know-It-All”. Álbum altamente representativo pro momento que vivia os Estados Unidos não só musicalmente, como também politicamente.

Essa sequência espetacular e impecável de Stevie Wonder seguiu nos anos seguintes com os excelentes “Fulfillingness’ First Finale” de 1974 e “Songs in the Key of Life” de 1976. Na minha humilde opinião, esses cinco álbuns lançados em um período de cinco anos foram uma das sequências mais perfeitas da história da música. Estará eternamente nos falantes!

Ouça: Stevie Wonder – Innervisions (Tamla/Motown, 1973)