A série Éthiopiques é uma das grandes responsáveis pela popularização do ethio jazz e de outras vertentes do groove etíope pelo mundo nos últimos anos. Compiladas pelo selo francês Buda Musique desde 1998, a série relançou e apresentou trabalhos de nomes como Mulatu Astatke e Mahmoud Ahmed.

O etiope Girma Bèyènè foi um desses nomes. Cantor, pianista, compositor e arranjador, Girma foi fundamental na música de seu país durante as décadas de 60/70, mas decidiu abandonar a Etiópia em 1981 durante a ditadura Derg. Nas décadas seguintes exilou-se nos Estados Unidos e se afastou da música por quase trinta anos.

O mais recente lançamento da Éthiopiques é o álbum que marca o retorno definitivo de Girma Bèyènè aos palcos. “Mistakes On Purpose” vem com esse selo de qualidade e traz treze faixas em parceria com a banda francesa Akalé Wubé, grande representante do groove afro contemporâneo. O resultado é sensacional! E o melhor, nos próximos dias 2 e 3 de novembro eles tocam no Sesc Pompéia em São Paulo. A dica é dupla: ouça o disco e vá ao show!

Ouça: Girma Bèyènè & Akalé Wubé – Mistakes On Purpose (Buda Musique, 2017)

Girma Bèyènè & Akalé Wubé – Enkèn yèlélèbesh (VIDEO)