A banda BaianaSystem soltou hoje uma versão dub pro seu mais recente álbum, “O Futuro Não Demora“, um dos melhores lançamentos da música brasileira em 2019, que inclusive faturou um Grammy Latino.

O responsável pelo experimento é o mestre do dub brasileiro, o pernambucano Buguinha Dub, conhecido por ‘adubar’ suas produções e encharca-las de reverbs e delays entre outras técnicas conhecidas da música jamaicana. O produtor inclusive já tinha feito experimentos semelhantes junto ao BaianaSystem ainda no primeiro disco do grupo em 2010. E dub com BaianaSystem tem tudo a ver. Está intrínseco na raiz musical da banda.

O resultado é sensacional! Buguinha elevou ainda mais o nível lisérgico das treze faixas originais levando-as para outras dimensões sonoras. Praticamente sem vocal, só fritação em diversas camadas de efeitos. É o dub puramente brasileiro e sul-americano visto também a grande influência da cumbia no resultado final.

Este novo projeto já era uma ideia da banda pra 2020, mas foi adiantado devido a pandemia, na intenção de trazer música boa e uma experiência sensorial diferente ao som do BaianaSystem em meio a essa quarentena mundial que passamos. Obrigado, BS! Nossos ouvidos agradecem!
Ps: recomendo a audição com bons fones de ouvido.

Ouça: BaianaSystem & Buguinha Dub – Futuro Dub (Máquina de Louco, 2020)