A noticia do descobrimento de um álbum perdido do John Coltrane, gravado há 55 anos, em 1963 ao lado de seu clássico quarteto com McCoy Tyner no piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria é, sem dúvida, um dos pontos altos da música deste ano.
“Both Directions At Once” agora está ao alcance dos nosso ouvidos e já começa emocionando na faixa de abertura “Untitled Original 11383”, uma das músicas nunca antes ouvidas que estavam esquecidas nos arquivos da gravadora Impulse! onde Coltrane lançou obras-primas do jazz entre 1961 e 1967, ano de sua prematura morte aos 40 anos.
As sessões foram gravadas no dia 6 de março de 1963 no mítico estúdio do produtor e engenheiro de som Rudy Van Gelder em Nova Iorque durante uma temporada que o quarteto fazia no lendário club de jazz, Birdland. Os músicos ficaram o dia gravando as duas composições inéditas que não chegaram nem a ter um título oficial: a ja citada “Untitled Original 11383“ e também “Untitled Original 11386”.
Também há novos takes de temas do repertório de Coltrane como “Slow Blues”, “One Up, One Down” (que só existia em gravações ao vivo), “Impressions”, “Nature Boy” e “Vilia” da opereta “A Viúva Alegre”.
Ao final do dia de gravações, Coltrane levou uma cópia da sessão e a master ficou sem título e se perdeu nos arquivos de Van Gelder. O resultado é precioso trazendo a tona um dos maiores nomes da história do jazz em sua mais plena forma mais de cinco décadas depois. Os ouvidos agradecem…
Ouça: John Coltrane – Both Directions At Once: The Lost Abum (Impulse!, 2018)
Comentários