Na estrada desde 2013 e com um EP lançado, o IFÁ traz agora nove músicas instrumentais inéditas. São oito composições da banda, além da faixa ‘Quintessência‘, concebida e presenteada pelo maestro Letieres Leite, fundador da Orquestra Rumpilezz. Além de Letieres, o disco Ijexá Funk Afrobeat conta com as participações do percussionista Gabi Guedes, dos guitarristas Robertinho Barreto, da Baiana System, Junix, e do trompetista Guiga Scott.
O álbum revela toda a maturidade sonora de uma banda que se consolidou no palco, abrindo caminho no universo da música instrumental contemporânea. Com bandeira fincada no cenário de Salvador e com elogiadas apresentações fora da Bahia, o IFÁ tem suas criações fundadas sobre a diversidade musical de matriz africana, que se espalhou com a diáspora negra e se firmou como expressão artística global, a exemplo do funk de James Brown e do afrobeat de Fela Kuti e Tony Allen.
Fazendo reverência às tradições musicais nascidas na África e espalhadas pelo mundo, o IFÁ redefine os sons da Bahia, por meio da leitura contemporânea de seus signos sonoros. Assim, aponta para o futuro com uma visão própria da música afro-brasileira. Isso é Ijexá Funk Afrobeat. O disco foi gravado por Israel Lima, no estúdio do Ilê Aiyê, em Salvador, em junho de 2016.
IFÁ é:
Fabricio Mota: Baixo
Jorge Dubman: Bateria
Vinicius Freitas: Sax Barítono
Normando Mendes: Trompete
Léo Couto: Sax Tenor
Alexandre Espinheira: Percussão
Átila Santtana: Guitarra
Prince Áddamo: Guitarra
Juliano Oliveira: Teclados
Comentários