Há exatos quinze anos, no dia 25 de fevereiro de 2003, o trio da Carolina do Norte formado pelos MCs Phonte e Big Pooh junto ao produtor 9th Wonder davam nova luz ao hip-hop, que vinha gozando de seu melhor momento de popularidade desde o início do gênero.

Este ano foi marcante no mainstream com 50 Cent lançando seu álbum de estreia “Get Rich Or Die Trying” e Jay-Z se ‘aposentando’ com o “The Black Album”. No lado underground da história, o Little Brother foi a grande sensação.

The Listening” saiu pelo selo ABB Records sem grandes estardalhaços de divulgação ou distribuição, mas aos poucos foi chegando aos ouvidos certos conquistando fãs de quilate como Pete Rock, Questlove e DJ Jazzy Jeff. O álbum tem uma narrativa de programa de rádio criando um roteiro onde as músicas se encaixam perfeitamente entre uma vinheta e outra e mostrava um rap bem humorado com produções diferenciadas a cargo do monstrão 9th Wonder baseadas em samples de soul e jazz das décadas de 70 e 80. O trio não escondia sua influência de Native Tongues, A Tribe Called Quest e De La Soul e repetia-se a partir da faixa de abertura uma voz dizendo: “the future of hip-hop”. E realmente eram mesmo. Influenciaram sua geração e ajudaram a criar uma nova legião de fãs pro lado alternativo e underground do hip-hop. Sem dúvida, um dos mais importantes grupos de rap dos anos 00’ e “The Listening” é essencial pra contar a história do verdadeiro hip-hop desde então. Hip-hop feito com amor. Os nossos ouvidos agradecem…

Ouça: Little Brother – The Listening (ABB Records, 2003)

Tracklist:

1. Morning
2. Groupie Pt. 2
3. For You
4. Speed
5. Whatever You Say
6. Make Me Hot
7. The Yo-Yo
8. Shorty On The Lookout
9. Love Joint Revisited
10. So FabulousRap
11. The Way You Do it
12. Roy Lee, Producer Extraordinaire
13. The Getup
14. Away From Me
15. Nobody But YouBacking
16. Home
17. Nightime Maneuvers
18. The Listening