Neste mesmo dia 25 de agosto em 1998, a cantora Lauryn Hill fazia sua estreia solo com o álbum “The Miseducation Of Lauryn Hill” pela Columbia Records. O trabalho veio encabeçado pelos singles “Doo Woop (That Thing)”, “Everything Is Everything”, “Ex-Factor” e mais doze faixas em que Ms. Hill cantou, rimou, produziu e brilhou muito.
A cantora já gozava de fama e reconhecimento por toda a trajetória ao lado de seu grupo The Fugees e o disco foi um sucesso instantâneo vendendo 400 mil cópias na primeira semana e rendendo críticas excelentes. Não é a toa que teve dez indicações ao Grammy e levou cinco premiações (entre elas de melhor álbum do ano) batendo o recorde de premiações a uma artista feminina.
No decorrer das 14 faixas, Lauryn Hill se firmou como uma das grandes compositoras de sua geração falando sobre amor, maternidade, religião, violência e problemas raciais esmiuçando suas emoções e as transformando em música. Musicalmente é uma mistura de referências: do hip-hop ao soul, r&b, gospel e reggae.
“The Miseducation Of Lauryn Hill” é, sem dúvida, um dos álbuns mais marcantes das últimas décadas e definiu o que chamam hoje de neo soul junto com “Baduizm” da Erykah Badu. Influenciou gerações de artistas atuais como SZA, Nneka, John Legend, Janelle Monáe, Estelle, entre muitos outros. Atemporal e clássico eterno. Então aperta o PLAY e vamos relembrar!
Ouça: Lauryn Hill – The Miseducation Of Lauryn Hill (Columbia, 1998)
Lauryn Hill – Doo-Wop (That Thing) (Official Video)
Lauryn Hill – Ex-Factor (Video)
Lauryn Hill – Everything Is Everything (Video)
Comentários