O músico, cantor e produtor Amp Fiddler é daqueles artistas geniais, mas que infelizmente os holofotes fora do underground não enxergam. Já era pra ser considerado uma lenda (e até é pra quem tá ligado). Pra resumir: o cara integrou o Parliament-Funkadelic ao lado de George Clinton entre 1985 e 1996, trabalhou com nomes como Prince, Jamiroquai, Maxwell, Corinne Bailey Rae, The Brand New Havies, Sly & Robbie, além de ter sido um dos mentores do J. Dilla e do Q-Tip. Foi ele que ensinou ambos a mexer numa MPC60 pra começar a produzir seus beats e ainda foi o responsável por fazer a conexão do Dilla com o A Tribe Called Quest. Sentiu o drama?!
Ele faz parte da geração de Detroit da década de 80/90 que iniciou a cena hip-hop e eletrônica na cidade ao lado de nomes também lendários como Moodyman e Theo Parrish.
“Amp Dog Knights” é seu novo álbum solo e, como sempre, é aquela finesse sonora pra limpar os ouvidos. Além de ter duas produções inéditas feitas em parceria com J. Dilla, divide-se no vocal e na produção com nomes como Wajeed, Soundboy, Moodyman e ainda tem um remix do Louie Vega. Tiração de onda! Hip-hop, soul, disco, house. Isso é, Detroit purinho e atual. Escutaí!
Ouça: Amp Fiddler – Amp Dog Knights (Mahogani Music, 2017)
+info:
http://www.ampfiddler.com
Comentários