No dia 2 de julho de 1996, era lançado o álbum “Stakes Is High”, quarto trabalho do grupo De La Soul, que naquele momento já era um dos grandes nomes do rap alternativo no mundo.

Desde 1989, quando estrearam com o clássico “3 Feet High And Rising”, o trio  vinha em ritmo pesado com três discos em pouco mais de quatro anos e seguindo uma parceria inseparável ao lado do produtor Prince Paul

Stakes Is High” marca uma mudança de direcionamento no som do grupo e um período maior de produção. É o primeiro trabalho onde os próprios integrantes assumem os beats e contam também com o ainda novato Jay Dee que assinou a faixa título. Apresentam ao mundo as rimas e flow do Mos Def que participa na faixa “Big Brother Beat” e contam também com Common, ainda em ascensão no cenário, na ótima “The Bizness”. “Itsoweezee”, “Supa Emcees”, “Dinninit” e “4 More” são outros grandes destaques desse álbum clássico e marcante pro hip-hop desde então. Foi também um trabalho que confrontava com humor e sátiras o caminho que o rap estava tomando com o gangsta-rap e artistas que estavam em destaque na indústria levando o gênero ao mainstream, porém com discursos vazios. 

Discaço essencial para os amantes do verdadeiro hip-hop.
Relembre com a gente!

De La Soul – Stakes Is High (Tommy Boy, 2006)

Tracklist:

01. Intro
02. Supa Emcees
03. Bizness (feat. Common)
04. Wonce Again Long Island
05. Dinninit
06. Brakes
07. Dog Eat Dog
08. Baby Baby Baby Baby Ooh Baby
09. Long Island Degrees
10. Betta Listen
11. Itzsoweezee (HOT)
12. 4 More (feat. Zhane)
13. Big Brother Beat (feat. Mos Def)
14. Down Syndrome
15. Pony Ride (feat. Truth Enola)
16. Stakes Is High
17. Sunshine