O camarada André Sampaio, ex-guitarrista da banda de reggae Ponto de Equilíbrio e do projeto Os Afromandingas, lançou nessa semana seu segundo disco solo levando a sua guitarra em direção ao afro-rock setentista misturado a ritmos regionais brasileiros.
Assim como a África inspirou o surgimento do blues e do rock nos EUA, essa referência voltou ao continente nos anos 70 no trabalho de bandas como The Funkees (Nigéria) e Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Benin), entre muitas outras, em um fértil encontro da música norte-americana com afrobeat e o afro-funk.
“Alagbe” é inspirado nesse cenário, pesquisado profundamente pelo músico em viagens por Mali, Moçambique e Burkina Faso. Tendo essa influência como ponto de partida, André Sampaio acrescentou o seu tempero brasileiro com referências do candomblé e capoeira trazendo ainda mais diversidade ao cardápio afro-rock.
O trabalho foi produzido em parceria com Cris Scabello, guitarrista do Bixiga 70 e traz ainda participações de músicos como Mauricio Fleury (Bixiga 70) e Roberto Barreto (da guitarra baiana do BaianaSystem). E a sonzeira é braba! Álbum denso e intenso. Vale muito o confere!
Ouça: André Sampaio – Alagbe (Sony Music, 2017)
Comentários