Hoje é aniversário de 80 anos do Hermeto Pascoal, gênio máximo da música universal. E o cabra continua firme e forte na ativa inspirando ouvidos por onde passa. 

Esse sim é um cara que tem história! Multi-instrumentista dos mais brabos do mundo, além de tocar acordeão, piano, flauta, sanfona, também inventa instrumentos e sons com uso de diversos artifícios como ruídos de objetos (bacias, mangueiras, sacolas plásticas, chaleiras, entre outros experimentos que dão som) até barulhos da natureza (vento, agua, chuva, canto de pássaros).

Saiu de Alagoas e ganhou o mundo tocando com gente do quilate de Herbie Hancock, Ron Carter, Chick Corea e o gigante Miles Davis que certa vez disse que Hermeto era ‘o músico mais impressionante do mundo’. Fez história na música brasileira tocando em grupos de bossa-jazz e música instrumental como Quarteto Novo, Sambrasa Trio, Conjunto Som 4 e Brazilian Octopus, quase todos ao lado do grande parceiro Airto Moreira

É impossível enquadrar a música de Hermeto em algum gênero específico. Muita experimentação e improvisação que dilatam os limites do convencional, porém bebe muito na bossa nova/bossa jazz e na música nordestina, assim como no jazz e música latina. 

Em 1970 após compor e tocar com Miles Davis, a Buddha Records de Nova Iorque o convidou a gravar o seu primeiro álbum solo. Intitulado “Hermeto”, essa jóia rara mostrou em onze temas jazzisticos toda a genialidade do brasileiro com arranjos sofisticados e orquestrações belíssimas. Música sem fronteiras e que, infelizmente, é mais valorizada e reconhecida no exterior do que em sua terra natal. 

Vamos celebrar a obra e a vida desse grande gênio. Escutaí! Aula de música!

Hermeto Pascoal – Hermeto (Buddah/Cobblestone, 1970)

Tracklist:
01. Coalhada
02. Hermeto
03. Guizos
04. Flor do Amor
05. Alicate
06. Velório
07. As Marianas
08. Fabiola
09. Vou Pra Rio Claro
10. Minha Família
11. Suddenly

Músicos:
Joe Farrell, Jerry Dodgion, Arthur Clarke, Hubert Laws, Maurice Smith, Harold Jones, Leon Cohen, Jerome Richardson – woodwinds
Garnet Brown, Wayne Andre, Jack Jeffers, Richard Hixson – trombones
Thad Jones, Joe Newman, Gene Young, Ernie Royal, Melvin Davis – trompetes
Don Butterfield – tuba
Ron Carter – baixo
Airto Moreira – percussão, bateria
Flora Purim – vocal